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Hoje, o Espírito habita entre nós
e se dá mais claramente a conhecer” (Gregório de Nazianzo). Embora o Credo
Niceno termine com as seguintes palavras: “Cremos também em um só Espírito
Santo”, não há informações sobre a identidade do Espírito Santo. Segundo
Gregório de Nazianzo, a revelação das três Pessoas da Trindade foi gradual. Uma
vez definida a cristologia em Niceia, faltava agora definir a doutrina da
terceira Pessoa da Trindade. Esse tema só foi concluído depois da segunda
metade do século IV.
Segundo Stanley M. Horton, a doutrina do Espírito Santo nunca havia recebido um
tratamento justo nos tratados de teologia antes do Avivamento da Rua Azusa: “Os
antigos compêndios de teologia sistemática, em sua maioria, não possuem nenhum
capítulo sobre pneumatologia” (HORTON, 2001, p. 9). Eruditos, durante e depois
do Avivamento da Rua Azusa, empreenderam vários estudos sobre o Espírito Santo,
sobre o batismo no Espírito Santo, sobre a glossolalia e sobre os dons do
Espírito Santo.
Obtiveram avanços significativos.
A erudição não anula o fervor espiritual da fé cristã pentecostal.
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